Primeiro fórum de debate sobre “O que queremos da Polícia Federal e o amanhã

0

502

A ANSEF NACIONAL preocupada com a situação atual por que passa nossa Polícia Federal e o clima de animosidade reinante entre suas classes profissionais, realizou o seu primeiro fórum de debate, na cidade de Bento Gonçalves/RS, sobre “O que queremos da Polícia Federal e o amanhã”. O encontro ocorreu na noite da última quarta-feira 14 de novembro, sob a direção do Presidente da nossa entidade, Ivo Pereira de Arruda Filho.
Tiveram participações como debatedores o Diretor de Patrimônio da ANSEF NACIONAL, Silvio Jardim, o representante da FENAPEF, Naziazeno Florentino Santos e o PCF Bernardo Chiodelli, da SR/DPF/RS. Convites foram expedidos para a ADF – Associação dos Delegados Federais, dos Peritos Criminais e dos Servidores Administrativos, que não enviaram, infelizmente, representantes.
A iniciativa inédita em nossa entidade, ideia do nosso Diretor de Esportes e presidente da ANSEF/RJ, Carlos Tartarone, atingiu seu objetivo que era iniciar uma discussão sobre o clima de autoritarismo e segregacionismo que estamos observando principalmente após o encerramento da recente greve pela valorização dos nossos profissionais.
Debateram com muita propriedade, Silvio Jardim, que lamentou o estado a que chegamos, com sua preocupação pelo desempenho profissional que se mostrou prejudicado e indagou: “Qual a PF que desejamos para amanhã, se para abrir um simples quadriculário, o agente/escrivão e papiloscopista precisam de autorização de um Delegado?”
O Perito Criminal Federal Bernardo Chiodelli, da SR de Porto Alegre, falou sobre a sua experiência profissional de 6 anos em nosso órgão, enfatizando que nota “várias policias dentro de uma só, quando sai da SR  e trabalha em Divisões e Delegacias outras. Sobre as diferenças entre cargos, acha que a legislação engessa através do Ministério Público e da legislação vigente.”
Finalizando o fórum, Naziazeno Florentino Santos falou sobre a origem do DPF, sua criação e sua utilização através dos tempos. Resumiu a atuação da nossa Federação durante a última greve, nossos ganhos, porque lutamos pela valorização dos profissionais de nível técnico. Falou sobre nossa pretensão pela implantação do cargo único, cujo modelo ideal é o do FBI – Polícia Federal Norte-Americana. “Devemos valorizar a investigação, com uma polícia presente e administrativa com a fusão dos cargos”, finalizou Naziazeno Florentino Santos.
Ao final dos debates foi veiculada a “Carta de Bento Gonçalves” com os resultados do fórum e a posição da ANSEF NACIONAL que congrega todas as classes de servidores da Polícia Federal, e é a entidade-mãe por ser a primeira a existir.

Share.

About Author

Leave A Reply