Polícia Federal investiga 120 casos de tráfico de pessoas

0

44

O sonho de se tornar jogador de futebol ou modelo alimenta uma indústria de tráfico de pessoas que faz dos adolescentes brasileiros as vítimas principais. A Polícia Federal já investiga 120 casos, abertos entre 2010 e 2011, que também incluem o aliciamento para prostituição, venda de órgãos, adoção ilegal e trabalho escravo, segundo a chefe da Unidade de Repressão ao Tráfico de Pessoas da PF, Vanessa Gonçalves Leite de Souza.

As rotas incluem os estados do Norte e do Nordeste com destino ao Sudeste e países da Europa e do Oriente Médio. Duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) abertas na Câmara e no Senado investigam o tema.

— Nos últimos anos, a Polícia Federal instaurou inquéritos em praticamente todos os estados. Há inúmeras rotas internas e para o exterior. Temos rotas internacionais com origem em Goiás, São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia, tendo como destino diversas cidades na Itália, na Suíça, em Portugal e na Espanha. Já os estados do Norte têm como destino a região de garimpo na Guiana e no Suriname — afirma Vanessa Souza.

Os aliciadores dos adolescentes que pretendem seguir carreira como jogadores de futebol, por exemplo, agem com a promessa de conseguir, em categorias de base, grandes contratos. A Secretaria Nacional de Justiça já foi notificada sobre o problema pelos consulados do Brasil até em países como Irã e Azerbaijão.

— Esses meninos vão com a expectativa de assinar bons contratos. Geralmente, entram ilegalmente nos países. Em seguida, viram reféns dessa cadeia criminosa e são obrigados a trabalhar para os aliciadores para pagar despesas como passagens aéreas, hospedagem e alimentação — afirma Fernanda dos Anjos, diretora do Departamento de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça.

Pais, os primeiros a serem enganados
Em Santos (SP), o promotor da Infância e da Adolescência do Ministério Público, Carlos Alberto Carmello, abriu uma ação civil pública contra Ronildo Borges de Souza, que aliciou 12 jovens no Pará, e a Associação Atlética Portuguesa. O MP entendeu que, de acordo com o Protocolo de Palermo — do qual o Brasil é signatário desde 2004 e que define tráfico quando a pessoa é recrutada e explorada —, os meninos foram vítimas de tráfico de pessoas, e pleiteia que recebam indenização por anos morais.

— Eles foram encontrados num lugar diminuto, sem alimentação adequada, sem condições de higiene. Soubemos que os pais, que foram ludibriados, enviavam cerca de R$ 350 por mês, e o dinheiro não era repassado a seus filhos — diz Carmello, acrescentando que em Praia Grande foram encontrados jovens na mesma situação.

Para Rodrigo Vitoria, coordenador da Unidade de Governança e Justiça do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime para o Brasil e Cone Sul, um dos maiores problemas é a falta de uma lei que regulamente o tráfico de seres humanos. Segundo ele, cerca de 2,4 milhões de pessoas no mundo são vítimas — sendo 700 mil só na América Latina (não há informações específicas sobre o Brasil). Esse mercado movimenta pelo menos US$ 32 bilhões por ano.

— Nós temos apenas os artigos 231 e 231A, do Código Penal, que criminalizam o tráfico e a exploração sexual, e o Protocolo de Palermo. Precisamos ampliar para outros tipos de exploração, a fim de garantir os direitos das vítimas — observa Vitoria.

Fonte: O Globo Online

Share.

About Author

Leave A Reply