POLÍCIA FEDERAL DESARTICULA GRUPO CRIMINOSO INTERNACIONAL

0

A Polícia Federal desarticulou, na última quarta-feira (15/02), grupo criminoso internacional especializado em tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. As vítimas eram levadas do Brasil (Fortaleza/CE) para a Itália e Eslovênia.

ansef 1849

Foram cumpridos 13 (treze) mandados de busca e apreensão, 13 (treze) mandados de prisão preventiva, 02 (dois) mandados de prisão temporária e 18 (dezoito) mandados de condução coercitiva, todos expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal no Ceará.

ansef 1848
A rede criminosa era composta por aliciadores, responsáveis pelo recrutamento, transporte, viagens para o exterior, acolhimento, alojamento e exploração sexual de vítimas (mulheres) nos países de destino.

ansef 1847
Foram mobilizados 92 policiais federais no Brasil para cumprir os mandados no Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, contando ainda com a participação de autoridades policiais da Itália e Eslovênia, acionadas pelos canais de cooperação internacional (Interpol e Adidância da Polícia Federal em Roma).

ansef 1850
O crime de tráfico internacional de pessoas com a finalidade de exploração sexual trata de grave violação de direitos humanos, considerando a situação de vulnerabilidade das vítimas, que muitas vezes, iludidas pelos aliciadores, mediante fraude, são levadas a países da Europa e submetidas à condição degradante.

ansef 1851

Os presos foram indiciados por crime de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual (Art. 149A, V, §1º, IV, do CPB), associação criminosa (Art. 288 do CPB) e lavagem de dinheiro (Art. 1º, da Lei nº 9613/98), com pena prevista de até 25 anos de reclusão.

A operação foi batizada de “Marguerita” em alusão ao nome da principal boate (Margerita) na Eslovênia onde se exploravam sexualmente as vítimas.

ansef 1852

 

Fonte: Superintendência Regional da Polícia Federal do Ceará

 

 

 

Share.

About Author

Leave A Reply