PF combate o tráfico de animais silvestres

0

ansef 07

São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou a Operação Horizonte, com o fim combater o tráfico de animais silvestres. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco na cidade de São Paulo e um em Presidente Prudente. Até o momento, foram apreendidos 20 pássaros, 2 tartarugas e diversas anilhas de identificação e aves com suspeitas de adulteração ou falsificação.

O inquérito policial teve início em abril de 2017, após a entrega na PF de pássaros Trinca-Ferro e Coleirinha, apreendidos pela polícia militar ambiental de SP num estabelecimento comercial em SP/Capital. Após a perícia, foi constatado que as aves estavam com anilhas do IBAMA falsificadas ou adulteradas. As anilhas são expedidas pelo IBAMA e possuem números únicos, para que se possa identificar os animais. As investigações se direcionaram para identificar os responsáveis e possíveis conexões entre eles.

Foram cumpridos mandados em locais de responsabilidade de criadores amadores suspeitos de comercializar as aves, o que é proibido pela legislação e, ainda, de criadores que sequer tinham autorização do IBAMA para essa atividade. Os animais foram encaminhados para o Parque Ecológico do Tietê, onde uma perita criminal federal se encontra fazendo uma análise preliminar dos animais que permanecerão naquele local. Será verificada a possibilidade de reintrodução na natureza.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de e manutenção de animais silvestres em cativeiro sem licença ou autorização, com penas de detenção de 6 meses e 1 ano de detenção e falsificação de selo ou sinal público, com penas de 2 a 6 anos de reclusão.

 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

Share.

About Author

Leave A Reply