PF combate comércio ilegal de cigarros

0

ansef-00107

Parnaíba/PI – A Polícia Federal deflagrou a Operação Conexão Delta das Américas, que desarticulou duas organizações criminosas especializadas no comércio ilegal de cigarros falsificados, com atuação nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

A investigação começou em novembro de 2016 e revelou a existência das organizações criminosas solidamente estruturadas e articuladas para promover a distribuição e comercialização de cigarros falsificados, contrabandeados ou importados de forma clandestina, atraindo a incidência dos delitos de organização criminosa, contrabando, facilitação ao contrabando, sonegação de tributos, corrupção ativa e passiva, prevaricação, comercialização de produtos sabidamente adulterados nocivos à saúde e lavagem de dinheiro.

Hoje, 160 policiais federais dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí dão cumprimento a 26 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão preventiva e temporária expedidos pela Subseção Judiciária Em Parnaíba, executados nas cidades de Parnaíba e Cocal, no Piauí, e Sobral e Meruoca, no Ceará.

Também foi determinada a apreensão de veículos usados como meio de transporte das mercadorias ilícitas, indisponibilidade de bens imóveis e bloqueio de contas dos principais envolvidos no esquema. O cumprimento dos mandados foi realizado em parceria com a Receita Federal e da Polícia Militar.

O nome da Operação foi inspirado na constatação de que os cigarros clandestinos negociados pelas organizações criminosas investigadas utilizam são distribuídos, preferencialmente, na região que compõe o Delta do Parnaíba.

 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Parnaíba/PI

Share.

About Author

Leave A Reply