Peritos em Papiloscopia paralisam atividades nesta segunda, 22

0

1146

Os peritos em papiloscopia das Polícias Federal e Civil, de vários Estados, vão  paralisar as atividades de segunda a quarta-feira, segundo a Federação Nacional dos Peritos Papiloscopistas  (Fenappi). O objetivo do protesto é pressionar a Presidência da República a solucionar um impasse que dura  cinco anos, criado pela Lei Geral de Perícias (Lei 12.030/09) , que não mencionou expressamente  os  peritos em  papiloscopia no rol de gêneros de peritos oficiais.
 
Por conta dessa lacuna, laudos emitidos pela categoria têm sido questionados por advogados, sob a alegação de que a prova pericial  seria inválida. De acordo com a Fenappi, a presidenta Dilma Rousseff tem até a próxima quarta-feira (24) para sancionar ou vetar o PLC 78/2014, que passará a mencionar os peritos em  papiloscopia na Lei 12.030/09 .
 
A Federação garante que o PLC, de natureza processual,  não implicará  qualquer alteração de salários  ou benefícios para  esses servidores, apenas irá resguardar a oficialidade dos laudos papiloscópicos e as atribuições desses que são os peritos oficiais mais antigos do Brasil (Dec. 4464/1903).
 
Caos na identificação
 
Segundo o presidente da Fenappi, Antonio Maciel Aguiar Filho, existe grande apreensão da categoria caso o PLC 78 seja vetado pela Presidência. “Podemos ter questionamentos cada vez maiores desses laudos,  sobretudo  nas  perícias em locais de crime  que apontam a autoria do delito pelas impressões digitais,  nos Institutos Médico Legais, onde os peritos em papiloscopia são responsáveis por mais de 90% de todas as identificações cadavéricas”. | Fonte: Blog do Servidor

Share.

About Author

Leave A Reply