Pastor Silas Malafaia é alvo de condução coercitiva em ação da PF

0

1873

A Polícia Federal está fazendo, na manhã desta sexta-feira (16), uma operação em 11 estados e no Distrito Federal contra fraudes nas cobranças de royalties da exploração mineral.

A Polícia Federal começou essa investigação em 2015 quando apontou um aumento patrimonial de um diretor do Departamento de Produção Mineral, Marco Antonio Valadares Moreira, de R$ 7 milhões. Ele foi preso juntamente com a mulher, Lilian Valadares Moreira.

De acordo com a Polícia Federal, Marco Antonio era diretor do Departamento de Procedimentos Arrecadatórios desse órgão que é ligado ao Ministério de Minas e Energia. Tinha informações privilegiadas sobre os royalties de petróleo. Ele e a esposa procuravam escritórios de advocacia, empresas de consultorias e prefeituras e vendiam essas informações.

Estão sendo cumpridos 52 mandados judiciais, são 29 conduções coercitivas, quatro prisões preventivas e 12 temporárias. Entre os alvos, além de Marco Antonio Valadares e Lilian Valadares, estão três advogados e também o filho do governador do Pará.

A Polícia Federal está nas ruas da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

Também foram bloqueados R$ 70 milhões em bens. O juiz que determinou a ação desta sexta (16) já avisou às prefeituras que elas não podem mais fazer nenhum tipo de pagamento às empresas de consultoria e os advogados que estão sendo investigados nesta sexta.

Essa operação se concentra na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde também foi preso o advogado Eduardo Moretti. E foi alvo de uma condução coercitiva, para prestar esclarecimentos sobre suspeita de lavagem de dinheiro o pastor Silas Malafaia..

 

Fonte: Globo/G1

Share.

About Author

Leave A Reply