Lava-Jato: PF prende ex-ministro José Dirceu, em Brasília

0

Dirceu

O ex-ministro José Dirceu e o irmão e sócio dele Luiz Eduardo foram presos na manhã desta segunda-feira (3/8), em Brasilia. Dirceu é alvo de prisão preventiva e Luiz de prisão temporária decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava-Jato. Dirceu cumpria prisão domiciliar por condenação no processo do Mensalão.

Essa é 17ª fase da operação, denominada de Pixuleco, em alusão ao termo utilizado para nominar a propina recebida em contratos. Cerca de 200 Policiais Federais cumprem 40 mandados judiciais, sendo 26 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e seis mandados de condução coercitiva, em Brasília e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo informações de fontes do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não houve pedido oficial para transferir Dirceu para Curitiba.

O lobista Milton Pascowitch,que pagou R$ 1,4 milhão para a Consultoria JD, de Dirceu, afirmou, em delação premiada, que uma parte desse valor se referia a propina por negócios na Petrobras. Dirceu tem dito que todo o dinheiro recebido de empreiteiras investigadas na Lava-Jato não tinha a ver com contratos da petroleira, mas com consultorias no exterior. Porém, nem Dirceu e nem as construtoras exibiram documentos, fotos e relatórios para comprovar a prestação dos serviços.

Fonte:Correio Braziliense

Share.

About Author

Leave A Reply