COT ganha nova sede nos seus 30 anos

0

 

COT ganha nova sede nos seus 30 anos  

2291

Com um histórico operacional de muito sucesso, o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal – COT comemorou na última sexta-feira, 15, os seus 30 anos de existência.
Como presente, teve inaugurada a sua nova sede, que contou com a presença do Diretor Geral da Polícia Federal, Delegado Fernando Segóvia que, juntamente com o Coordenador do COT, o Delegado Marcos Ferreira, descerrou a fita inaugural.

2294

História

A ideia de se criar um grupo de operações especiais dentro da Polícia Federal surgiu em 1983, quando uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito responsável por apurar atos de terrorismo recomendou ao Ministério da Justiça o destacamento de um grupo de policiais para especialização em Contraterrorismo. O temor, na época, era com incidentes envolvendo sequestro de aeronaves e ameaças de bomba, influenciados pelos atentados à embaixada dos EUA e aos quartéis em Beirute ocorridos naquele ano.
Em 1984 foram feitos estudos de viabilidade sob o comando do Delegado Raimundo Cardoso da Costa Mariz, então Coordenador Central de Polícia — cargo correspondente a atual Diretoria Executiva – DIREX —, e foi dado início à implantação do grupo especial segundo o plano inicial elaborado pelo Agente Federal Evandro Carnaval Barroso, com base no GSG 9, o grupo contraterrorismo da Bundespolizei.
Em 1987 foi formada a primeira equipe do Comando de Operações Táticas, composta de 20 agentes, um delegado e um escrivão. Ainda sem sede, instalou-se numa sala da Delegacia de Polícia Fazendária, no edifício sede da Polícia Federal, em Brasília.
O brasão do COT foi também elaborado pelo agente Evandro. O desenho da águia foi transposto de uma imagem encontrada em uma caixa de munições, juntando-se a ela um fuzil Colt M16. A águia foi escolhida como símbolo por ser capaz de enfrentar tempestades para caçar.
Em 1988 foi elaborada a primeira planta baixa da sede do COT, sob o comando do Agente Federal Nolsen Brito da Silva. A sede foi construída ao lado da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e tem cerca de 40.000 m², contando com toda a infraestrutura para os treinamentos.
Somente em 1990 o COT passou a integrar o organograma oficial da Polícia Federal, sob a chefia do Delegado Carlos Bernardes.

Atividades

2295
O COT é a unidade de elite da Polícia Federal, sendo responsável pelas intervenções de alto risco e/ou complexidade que exijam preparo além do convencional das forças policiais. Os policiais do COT somente são empregados em missões que exigem especializações específicas para enfrentamento de situações de altíssimo risco.
Com o passar dos anos, o COT adaptou e evoluiu seu programa de treinamento com base na realidade brasileira; além dos treinamentos comuns às unidades de operações especiais de outras polícias do mundo, o COT possui treinamento específico para atuar em operações contra o tráfico de drogas, o terrorismo e em biomas típicos do território brasileiro, como floresta tropical, caatinga, pantanal e cerrado. O COT é também o responsável por resoluções de casos de apoderamento de aeronaves civis dentro do Brasil, com ou sem reféns.

O COT executa, em média, 110 operações por ano em todo o Brasil, distribuídas entre subequipes. No intervalo de tempo em que não estão executando uma operação, os membros do COT estão em treinamento ininterrupto na base em Brasília, ficando à disposição e podendo ser acionados para uma operação a qualquer momento.

Seleção

 

2292

Treinamento dos atiradores de precisão.

2293

Exercício de enfrentamento ao terrorismo.
 
Policiais federais se alistam para entrar no COT voluntariamente – não há obrigatoriedade ou qualquer recrutamento. A seleção é rigorosa e exige alto condicionamento físico e mental, avaliados por uma série de testes preliminares, nos quais cerca de 60% dos candidatos são eliminados. Depois desta primeira fase, os candidatos passam  por um treinamento de mais de um ano até o exame final, após o quê são finalmente admitidos como membros do COT, imediatamente dando início ao treinamento junto com o resto da equipe e estando sujeitos a um estágio probatório, onde serão avaliados sua convivência com o grupo, presteza nas ações tático-policiais e desempenho nos treinamentos ministrados.
Dentro do COT, além da variedade de formações acadêmicas advinda do próprio concurso público de admissão à Polícia Federal, há a formação de especialistas em algumas áreas específicas, como o CQB, operações rurais e urbanas, operações aquáticas e aéreas, explosivos, tiros de precisão, controle de distúrbios civis, inteligência e sobrevivência e primeiros socorros, além de ter de serem capazes de lidar com grande pressão psicológica.
Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
” À Pátria, a vida. Ao DPF, o COT – em qualquer hora, em qualquer lugar para qualquer missão. Esse é o lema do COT. Essa tropa de elite conta com equipamentos diferenciados de alta tecnologia e uma equipe de profissionais altamente treinada que se dedica exclusivamente ao comando de Operações Táticas. São nas operações mais arriscadas da Polícia Federal que os integrantes do COT entram em ação”, disse com entusiasmo o Delegado Federal Marcos Ferreira dos Santos, que comanda a unidade desde 2009 e que deixará, como um dos seus maiores legados da sua gestão, a nova sede da unidade.
 

 2296

Presidente da ANSEF Nacional João Antunes e o Diretor de Comunicação e Promoção Social, Joaquim Netto.

 

A diretoria Executiva da ANSEF Nacional parabeniza o Comando Tático Operacional, que é um orgulho para a nossa Polícia Federal.

 

Share.

About Author

Leave A Reply