Antepassado do tiranossauro rex descoberto no RS

0

O animal teria cerca de dois metros de comprimento e pesaria em torno de 9Kg, descoberto no sítio Niemeyer, em Agudo no Rio Grande do Sul pelo pesquisador Rodrigo Temp Müller, paleontólogo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O especime teria vivido há 230 milhões de anos, no período triássico um fragmento ósseo fossilizado foi descoberto em 2017 e apresentado no Journal of South American Earth Sciences recentemente, este é o quarto dinossauro descoberto em Agudo.

Segundo informou Müller ao G1 “apesar do tamanho pequeno, ele provavelmente foi um predador ágil, uma vez que o fêmur preserva estruturas de inserção muscular bastante desenvolvidas”.

O animal vem de uma camada fossilífera nova, foram encontrados outros animais ainda desconhecidos nela, este é  um dos representantes mais antigos dos terópodes.

Em referência a coloração do fóssil e ao rio próximo do local onde foi descoberto, recebeu o nome de Erythrovenator jacuiensis, que significa “caçador vermelho do Rio Jacuí”.

Texto baseado em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/12/02/anunciada-descoberta-de-nova-especie-de-antepassado-do-tiranossauro-rex-em-agudo.ghtml

Imagem: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/12/02/anunciada-descoberta-de-nova-especie-de-antepassado-do-tiranossauro-rex-em-agudo.ghtml

Share.

About Author

Leave A Reply