ANSEF/RJ ASSUME REPRESENTAÇÃO JUNTO AO CONSELHO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CONSPERJ)

0

ANS00022 
Ocorreu na terça-feira dia 30/01/2018 a cerimônia de posse dos representantes da ANSEF/RJ junto ao Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (CONSPERJ).
 
A entidade fará parte do CONSPERJ pelos próximos dois anos e será representada pelo atual Presidente IRANILMO LOPES e pelo associado e também Secretário-Geral do SSDPF/RJ GLADISTON ALVES DA SILVA.
 
A indicação dos membros para a composição do Conselho consolida ainda mais a união entre a ANSEF/RJ e o SSDPF/RJ, além de demonstrar a perfeita integração entre seus quadros perante a sociedade local.
 
A ANSEF/RJ integrará o Grupo de Trabalho de Legislação, Orçamento, Modernização e Desenvolvimento, cujo objetivo principal é aprofundar debates específicos e, assim, produzir subsídios teóricos, metodológicos, técnicos e de aprimoramento da gestão das políticas públicas do Estado, dando assim, continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo SSDPF/RJ no biênio 2013/2017, o qual não pôde concorrer a um terceiro mandato consecutivo por óbice estatutário.
 
SOBRE O CONSPERJ
 
O Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro foi formado com o objetivo de formular e propor diretrizes para as políticas públicas de segurança e é composto de 30 integrantes titulares e 30 integrantes suplentes, empossados para um mandato de dois anos. Entre eles estão representantes do poder público, das instituições representativas da sociedade civil e dos trabalhadores da área de Segurança Pública.
 
O CONSPERJ é o primeiro Conselho Estadual de Segurança do país a incluir representantes da sociedade civil e dos trabalhadores da área de segurança na proporção estabelecida pela 1ª Conferência Nacional de Segurança. Além disso, é o único a contar com a participação de um representante dos Conselhos Comunitários de Segurança entre seus conselheiros. O Conselho também inova ao realizar reuniões itinerantes, passando pelas sete Regiões integradas de Segurança Pública (RISP) do Estado do Rio de Janeiro.
 
ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS
 
O Conselho de Segurança Pública do Rio de Janeiro (CONSPERJ) tem como missão acompanhar a destinação de recursos para o setor de segurança, estimular a modernização das instituições de segurança pública e seu desenvolvimento institucional. Também é responsabilidade do CONSPERJ receber e encaminhar denúncias relacionadas a este campo e articular as pautas presentes nos Conselhos Comunitários e nos Conselhos Municipais de Segurança, de modo que possam ser incorporadas a política pública em âmbito estadual.
 
SOBRE O PROCESSO DE ENTRADA DA ANSEF/RJ NO CONSPERJ – Entrevista com o Presidente IRANILMO LOPES
 
Como se deu a entrada da ANSEF/RJ no CONSPERJ (Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro)?
 
IRANILMO LOPES: A Associação dos Servidores da Policia Federal no Estado do Rio de Janeiro – ANSEF/RJ é uma das mais antigas entidades representativas de classe da Polícia Federal, um dos Órgãos de maior credibilidade do nosso País. Sua história ao longo de seus quase 40 anos de idade se confunde muitas vezes com a própria história da nossa Superintendência Regional de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, uma vez que sempre participou ativamente junto a mesma, contribuindo na vida da maioria dos servidores que por ali passaram, congregando, representando e promovendo a defesa de seus direitos e interesses, tanto profissionais como de natureza salarial, coletivos e individuais. A entrada da ANSEF/RJ no CONSPERJ se deu em virtude de sua união com o SSDPF/RJ e de sua natureza participativa e atuante junto à sociedade e aos Órgãos Governamentais. Como instituição ativa também na área de Segurança Pública não poderíamos deixar de contribuir neste processo de evolução em busca de soluções que proporcionem àqueles que vivem no nosso Estado do Rio de Janeiro melhores condições de segurança e qualidade de vida.
 
Quais são os principais temas que a ANSEF/RJ pretende abordar sendo nova integrante do CONSPERJ?
 
IRANILMO LOPES: A ANSEF/RJ é uma instituição que de acordo com o seu Estatuto tem por finalidade e objetivo, dentre outros, a integração com as organizações de trabalhadores do Estado, especialmente com as do funcionalismo público; a promoção de temas de interesse da categoria policial, com ênfase para as questões de cunho profissional, e participação em atividades que visem ao aperfeiçoamento do sistema de segurança pública no Estado; bem como também o desenvolvimento de programas e atividades de caráter assistencial em benefício da categoria e da comunidade. Como Entidade integradora e seguindo os nossos próprios princípios estatutários buscaremos a elaboração de projetos de aproximação entre a sociedade e os Órgãos de Segurança Pública atuantes no nosso Estado e a participação em atividades que visem ao aperfeiçoamento do nosso sistema de segurança pública, sempre baseados na premissa de valorização do profissional que atua nesta área e também do cidadão.
 
Para você, como presidente e policial federal, qual importância da entrada da ANSEF no CONSPERJ para discutir as propostas de segurança pública?
 
IRANILMO LOPES: A ANSEF/RJ é uma das entidades fundadoras da Regional da UPB (União dos Policiais do Brasil) no nosso Estado e já vinha atuando junto às entidades que compõem a mesma em prol dos agentes de Segurança Pública. A partir de sua entrada no CONSPERJ a ANSEF/RJ cria um novo marco em sua história, passando agora a atuar também diretamente ligada à política de desenvolvimento da área de Segurança Pública Estadual, não só como entidade de classe mais também como digna representante da nossa Instituição maior que é a Polícia Federal e de todos aqueles que acreditam e trabalham por um Brasil cada vez melhor.
Share.

About Author

Leave A Reply