Operação Soroche

0

Nesta quinta, 24, A Polícia Federal juntamente com a Controladoria Geral da União, deflagrou a Operação Soroche, com o Objetivo de desarticular grupo criminoso responsável por desvio de recursos públicos federais destinados ao combate da Covid-19 no Ceará.

Aproximadamente 50 policiais federais e seis servidores da CGU cumprem 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em domicílios de investigados nas cidades de Fortaleza e Maranguape.

A operação partiu de inquérito policial instaurado em junho de 2020, para apurar crimes de corrupção, malversação/desvio de recursos públicos federais e fraude em procedimento de dispensa de licitação, no enfrentamento a Covid em Maranguape.

“Auditoria da CGU e investigação da Polícia Federal identificaram indícios de fraudes na escolha das empresas contratadas em dispensas de licitação; ausência de capacidade operacional e/ou técnica das empresas; empresas de fachada; movimentação financeira suspeita; conluio entre as empresas para burlar a licitação e sobre preço nos equipamentos adquiridos. A investigação policial apontou ainda prejuízos aos cofres públicos superiores a três milhões de reais, tendo sido autorizado pela Justiça Federal o bloqueio desses valores em contas dos investigados”.

Será concedida entrevista coletiva à imprensa, hoje, quinta-feira, 24/6, às 10h, na Sede da Superintendência da Polícia Federal no Ceará, Av. Borges de Melo, 820, Bairro de Fátima, informou a PF.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, ordenação de despesa não autorizada por Lei e organização criminosa, e, se condenados poderão cumprir penas de até 33 anos de reclusão.

Texto baseado em: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/06/pf-deflagra-operacao-soroche-no-combate-a-desvio-de-recursos-publicos-destinados-ao-tratamento-de-covid-19-no-interior-do-ceara

Imagem: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/06/pf-deflagra-operacao-soroche-no-combate-a-desvio-de-recursos-publicos-destinados-ao-tratamento-de-covid-19-no-interior-do-ceara

 

Share.

About Author

Leave A Reply