Novembro azul

0

Este mês divulgamos a campanha mundial do novembro azul, para conscientizar a sociedade sobre os perigos do câncer de próstata entre os homens.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca),  um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil . Por esse motivo, a ANSEF Nacional vem relembrar os principais sintomas e alguns cuidados de precaução, a fim de conscientizar os nossos associados acerca desta neoplasia.

Primeiramente, devemos saber que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, formando o sêmen.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Desse modo, faz-se extremamente necessária a prevenção com exames de check-up, cuidados com a saúde mental e boa alimentação.

Infelizmente, ainda lidamos com o fato de que o preconceito com o exame de próstata é um dos principais motivos para que muitos homens descobriram a doença mais tarde, quando o estágio está em maior desenvolvimento.

Não deixe de se cuidar e conscientizar as pessoas ao seu redor. Lembre-se: cuidar da saúde é sim “coisa de homem”. Estamos juntos nessa caminhada!

Share.

About Author

Leave A Reply