Dia da Consciência Negra

0

       

             A ANSEF Nacional reconhecendo a importância da cultura Afro-brasileira na formação da nossa identidade nacional, enaltece o dia da Consciência Negra.

            Nesta quarta, 20, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola símbolo da luta contra a escravidão e pelos direitos dos afro-brasileiros.

            Em 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639 determinou a inclusão da data no calendário escolar, no artigo 79-B,  “O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’ ”, mas só foi oficializada em 10 de novembro de 2011 por meio da lei nº 12.519.

            Nos estados do Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e  Rio de Janeiro, o Dia da Consciência Negra é feriado estadual, sendo feriado em mais de mil e duzentas cidades brasileiras.

             Este dia 20 faz-se necessário para que possamos lembrar grandes temas, como a importância da cultura afro-brasileira na formação de nossa identidade nacional, por meio de nossa música, gastronomia, política, costumes e da luta contra o racismo.

            “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.” (Martin Luther King Jr.)

Share.

About Author

Leave A Reply