Consciência Negra

0

Celebramos hoje, dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. Esta celebração consiste em um misto de conscientização da importância das pessoas negras na sociedade, do reconhecimento do valor, da cultura e da luta daqueles que não se calaram e levantaram a cabeça contra o racismo.

A criação dessa data, comemorada no dia do aniversário de Zumbi dos Palmares, reflete as consequências da abolição da escravatura no país, que apesar de dar a alforria de trabalhos escravos, não garantiu indenização ou outros direitos para o povo, marginalizando-os ainda mais.

Em 1971, um grupo criado pelo professor Oliveira Silveira se reunia para apreciar a cultura negra (literatura, artes etc) e decidiram que nós também precisávamos de uma data comemorativa como símbolo de resistência e união.

Também é dia de reflexão de toda a sociedade para as questões de desigualdades raciais que, infelizmente, ainda são muito presentes em nosso cotidiano. Por esse motivo, a ANSEF Nacional se solidariza com a luta diária e a desconstrução social necessária para a melhor convivência igualitária de todos.

Share.

About Author

Leave A Reply