Bactérias “gritam” ao perceber “ataque” dos antibióticos

0

Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin divulgaram na revista Nature que bactérias que vivem em comunidade alertam as outras por meio de um “grito”, alarmes químicos emitidos pelas bactérias já combatidas.

O alerta é chamado de “necrosignaling”, a tradução seria necrosinalisação. Foram analisadas colônias de bactérias enquanto interagiam com antibióticos, o objetivo era descobrir como células mortas ajudam na proteção do grupo.

Estudos anteriores mostravam que 25% da colônia sofria morte celular, mas a população mostrava resistência aos antibióticos.

A necrosinalisação funcionaria da seguinte forma, uma bactéria avisa que há uma ameaça mortal, as outras bactérias começam a se adaptar em relação à ameaça, aumentando as chances de sobrevivência.

A ideia do sinal de perigo vem da constatação de que as bactérias vivas se afastam da célula morta e da fonte de antibiótico.

 

Texto baseado em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/08/25/bacterias-gritam-ao-morrer-e-avisam-colegas-pra-resistir-a-antibioticos.htm

Imagem: <a href=”https://www.freepik.com/vectors/abstract”>Abstract vector created by macrovector – www.freepik.com</a>

Share.

About Author

Leave A Reply