Luta, estratégias e amadurecimento

0

444

Caros colegas, neste momento, quero parabenizá-los pela luta e pela vitoria!  À época da greve, em razão de ocupações superiores, viagens, associação e família não pude participar mais ativamente das questões de nossas reivindicações, tanto aqui, no nosso colegiado local, quanto em Brasília, foco das negociações. Acreditem que meus pensamentos foram sempre presentes no dia a dia e minhas orações, sempre no afã de termos o êxito desejado junto ao Governo Federal.
Na reflexão, buscando respostas para a crise e seu desfecho, sempre acreditei que a união de todos em torno de nosso pleito, bem como a consistência de nossa pauta foram essenciais para este resultado.
A Associação dos Policiais Federais (Aspofern) sempre encampou idéias para que o cotidiano de seus associados fosse bem superior. Sou aguerrida em defender o avanço social e a superação de diferenças existentes, todos sabemos, no âmbito funcional.
Mas, todos sabem, a filosofia da luta para a associação é bem diferente daquela estratégia usada em movimento sindical.
Infelizmente, os governos não respondem aos apelos de ninguém e temos, quando se chega ao crucial, que tomar posições drásticas, pela atenção para nossa causa. A greve, da qual quisemos fugir, não pudemos em razão de ter sido o único e último instrumento capaz de fazê-lo, o governo, nos ouvir: “SOS Polícia Federal”.
Durante setenta dias, nossas vozes ecoaram no mundo, no Brasil e principalmente no Distrito Federal que insistia num estado de surdez enquanto resolvíamos problemas graves em nossa própria casa em um mundo de divergências.
Tivemos a oportunidade da conversa e hoje temos a promessa e esperança de pensarmos em dias melhores, de reconstruirmos nossas vidas e rearrumarmos nossa casa.
Neste período, observei o quanto nossos colegas, desde aqueles ali reunidos na “tenda da esperança” esperando ansiosamente noticias de Brasília, o quanto eles amadureceram no tratamento de seus interesses. Reencontrei colegas de 1994 e 2004 com a mesma disposição e ideais. Vi jovens guerreiros, à frente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Rio Grande do Norte (Sinpef-RN) lutando pela proteção de seus afiliados, com unhas e dentes, afiados em um só lema.
Nessa época também vi os desagregados, negativas energias que, apesar dos pesares, quando a chuva molhar nosso chão, eles também colherão nossos frutos.
Observei que o nosso caro amigo Wagner Cavalcante deixou de viajar, dando a todos o bom exemplo da solidariedade.
Por fim eu vi um caminho brilhando lá na frente. Vi Katrin, Breno, Cavalcante, Aquino,Fernando e outros meninos de ouro liderados pela diretoria do SINPEF-RN, hasteando a bandeira de nosso futuro.
Parabéns à Fenapef e particularmente ao Sinpef-RN, pela forma com que conduziu esta luta.
Agora é o momento de solidificar este amadurecimento através de atos e comportamentos para que o futuro nos dê o reconhecimento que não tivemos no passado e lá ainda possamos conviver, todos, com equilíbrio.
Natal, 18 de Outubro de 2012
Francisca ERLÂNDIA M Moreira Passos
Agente de Polícia Federal (Aposentada) e Presidente da Associação dos Policiais Federais – ASPOFERN

Share.

About Author

Leave A Reply