Obras da nova sede da Polícia Federal em Santos-SP vão começar em 2018

0

1926

A Polícia Federal (PF) planeja iniciar, no próximo ano, a construção de sua nova sede regional, a ser erguida na área entre o Corredor de Exportação do Porto e o Terminal Pesqueiro Púbico de Santos (TPPS), na Ponta da Praia. O projeto básico do empreendimento foi feito pela Prefeitura de Santos, que também se ofereceu para fazer os estudos mais aprofundados do projeto-executivo.

A nova sede da PF incluirá o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), que hoje está entre o Terminal 35 e o Terminal 37, ambos da Libra Terminais. O complexo será construído em uma área de 8 mil metros quadrados.

Ao lado, será erguido o Centro Integrado de Comando Operacional do Porto de Santos (Cicop), uma torre de 125 metros de altura (o equivalente a um prédio de 41 andares) que contará com centro de eventos, mirante com elevador panorâmico e restaurante. No Cicop, também haverá um centro integrado de inteligência operacional, reunindo vários órgãos, entre eles a PF.

De acordo com o delegado-chefe da PF em Santos, Júlio César Baida Filho, a nova sede contará com um edifício de 12 pavimentos, com heliponto, 300 vagas de estacionamento e um boulevard para o atendimento ao público.

“Estamos inserindo o custo das obras no plano de obras da PF para o ano que vem. Temos a expectativa de desenvolver o projeto-executivo ainda neste ano e, no ano que vem, estar com esse recurso disponível e iniciar a construção dessa sede”, destacou Baida durante a cerimônia de lançamento do empreendimento, na última quinta-feira, em Santos.

Segundo o delegado, o Nepom ficará no lado do terreno às margens do Canal do Estuário, a via de navegação do Porto. As lanchas ficarão em atracadouros que serão instalados.

Com isso, a velocidade no atendimento a ocorrências em Guarujá e outras cidades da região aumentará – outro ponto favorável do projeto. Esta localização também permitirá um rápido deslocamento para a zona de fundeio do Porto, onde ficam os navios antes de receberem autorização para atracarem no cais santista.

O delegado-chefe da Polícia Federal ainda comemora a implantação do Cicop na mesma área. Isto porque a torre de controle, de 125 metros de altura, vai favorecer uma visão geral do cais santista. “Os projetos se complementam de uma maneira que ficou acima das nossas expectativas”, afirmou.

Serviços

Segundo Baida, os serviços de atendimento ao público, que incluem a emissão de passaportes, também serão deslocados para a nova sede da PF na Ponta da Praia, assim como os gabinetes de delegados, os departamentos de inteligência e os laboratórios técnico-científicos. Hoje, 24 municípios são atendidos pelo efetivo de Santos.

“A PF é responsável pelo patrulhamento e pela segurança do Porto de Santos. A localização desse prédio é estratégica. É o último terreno que sobrou na Margem Direita do Porto, mas eu costumo dizer que, se todos os terrenos estivessem disponíveis, e o Porto fosse configurado como hoje está, esse seria o terreno de escolha. Parece que ele ficou esperando para a gente dar esse upgrade com a instalação dessa sede que agregará demais”, disse Baida.

Fonte:A Tribuna

Share.

About Author

Leave A Reply