Bromidrose como tratar

0

Suor com mal cheiro é normal, mas quando é em excesso pode ser uma bromidose. O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas apócrinas, localizadas nas axilas, mamilos, regiões genitais, couro cabeludo e planta dos pés.

Composto por água e sais minerais, restos celulares e outras substâncias que ao entrar em contato com fungos e bactérias na pele causam o odor fétido.

Segundo o Uol “podemos considerar patológico quando começa a incomodar a pessoa e atrapalha a atividade social dela, causando um constrangimento”. O tratamento da bromidose vai depender também do local em que se apresenta.

Aqui vão alguns cuidados para evitar o cheiro ruim:

  • Utilizar sabonete e desodorante antisséptico;
  • Em alguns casos, o dermatologista pode indicar um desodorante feito em uma farmácia de manipulação para que se adeque melhor ao seu corpo;
  • Depois de terminar o banho, secar bem a pele;
  • Optar por roupas feitas de algodão que permitem que a pele respire melhor (o mesmo se aplica para sutiãs e meias);
  • Lavar as roupas com desinfetantes que ajudam a eliminar os odores;
  • Para a região dos pés, optar por calçados abertos, quando possível, reduzindo a probabilidade de ter umidade nos membros;
  • Tentar higienizar a região que está com o mau cheiro forte mais vezes ao dia, utilizando sabonete antisséptico; Evitar o consumo excessivo de álcool e alguns alimentos, como o alho.

Se ainda sim o problema persistir é interessante a prescrição de cremes e desodorantes manipulados por um dermatologista, para diminuir a população de bactérias na região o que causa o mau cheiro.

“A exérese (retirada/ressecção de pele) e a lipoaspiração podem ser um último recurso, mas não podem ser realizadas em qualquer local do corpo”.

Texto baseado em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/12/tratamentos-para-bromidrose-ou-odor-excessivo.htm

Imagem: https://unsplash.com/photos/RJp0YdjgK_E

Share.

About Author

Leave A Reply