Operação Descalabro

0

A Polícia federal deflagrou hoje,9,  a operação Descalabro que busca combater desvio de dinheiro no repasse dos recursos de saúde no Maranhão.

Um deputado do estado do Maranhão teria desviado os recursos de emendas parlamentares à área de saúde feitas por ele, totalizando R$ 15 milhões, segundo a PF.

O deputado repassava, segundo a PF, o dinheiro para o interior do estado, seu reduto eleitoral. Os Fundos Municipais de Saúde firmaram contratos fictícios com empresas “de fachada”, que pertencem ao deputado, mas estão em nome de outras pessoas, desviando o dinheiro público. Os saques feitos pelas empresas foram entregues no escritório regional parlamentar em São Luís.

O ministro Ricardo Lewandowski autorizou 27 mandados de busca e apreensão em São Luís, no interior do Maranhão, e determinou o bloqueio de mais de R$6 milhões em patrimônio do parlamentar, entre outras medidas diversas da prisão, conforme afirma a Polícia Federal.

A investigação segue em sigilo no Supremo Tribunal Federal, ao todo 98 policiais fazem parte da operação, e as penas somadas podem chegar a 34 anos.

O nome da operação é devido ao prejuízo causado aos cofres públicos em um período de pandemia.

Texto baseado em: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2020/12-noticias-de-dezembro-de-2020/policia-federal-deflagra-operacao-para-apurar-desvios-de-r-15-milhoes-em-emendas-parlamentares-com-recursos-destinados-a-saude-no-maranhao

Imagem: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2020/12-noticias-de-dezembro-de-2020/policia-federal-deflagra-operacao-para-apurar-desvios-de-r-15-milhoes-em-emendas-parlamentares-com-recursos-destinados-a-saude-no-maranhao

Share.

About Author

Leave A Reply