ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

0

Nesta semana no dia 13, relembramos a Abolição da Escravatura.
Nosso país enfrenta a vergonha de ser o último a abolir a escravidão, mas não podemos deixar de falar da importância desta data.
A lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel há 132 anos, finalmente libertando a população negra de nosso país, mas não resolveu questões importantes como a inserção dos ex-escravos no mercado de trabalho e o acesso à terra.
Que este dia sirva para lembrar que a escravidão não deve se repetir e que o respeito aos nossos cidadãos esteja sempre presente.

Os africanos e seus descendentes exerceram papel fundamental na formação da nossa sociedade. Sobre esse papel, afirma o antrópologo Darcy Ribeiro: “o negro é o componente mais criativo da cultura brasileira e aquele que, junto com os indios, mais sintetiza o nosso povo”. “Todo brasileiro”, escreveu o sociólogo Gilberto Freire em Casa-grande e senzala, “mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo (…), a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro”. A Ansef Nacional homenageia este 13 de maio abolicionista.

Mensagem de nossa associada Valeria Manhães:

” Será que já raiou a liberdade ou se foi tudo ilusão será, oh, será que a Lei Áurea tão sonhada há tanto tempo assinada…”

Neste dia 13 de Maio essa letra de um conhecido samba de enredo nos traz reflexão. O povo Negro que esta instituição, nós Ansefianos valorizamos, amamos, ainda precisa de conquistas duradouras para diminuirmos o abismo que infelizmente ainda existe na nossa Nação. Com bravura, Harmonia e União, sigamos juntos para verdadeiramente efetuarmos conquistas para o Negro.

 

Share.

About Author

Leave A Reply