PF EM AÇÃO – AS IMPORTANTES NOTÍCIAS DA POLÍCIA FEDERAL

0

A Diretoria de Comunicação e Promoção Social da ANSEF NACIONAL, veiculará diariamente notícias da nossa Polícia Federal. Assim nossos associados e grupos regionais vão interagir como leitores das ações de nossa organização.

Polícia Federal desmobiliza garimpo que ameaçava torres de energia elétrica

Atividade ilegal poderia interromper maior linha de transmissão do mundo

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

 

Marabá/PA – A Polícia Federal desmobilizou nesta sexta-feira-feira (2/9) um garimpo ilegal próximo à linha de transmissão Xingu-Rio, que leva energia ao Sudeste do país, durante a deflagração da Operação Saturnos.

Cerca de 60 agentes da PF, Polícia Rodoviária Federal, IBAMA, e ICMBio participaram da ação na zona rural de Curionópolis.

A investigação teve início a partir de informação da empresa Xingu-Rio, que durante a fiscalização das 4.448 torres percebeu que a extração de ouro se aproximava da linha de transmissão.

Durante a ação, a PF inutilizou três pás carregadeiras – incluindo a que estava mais próxima da linha de transmissão – cumprindo mandado de busca e apreensão em uma propriedade particular estimada em 300 hectares de área de extração.  A área fica a 10 quilômetros de Serra Pelada.

Há dois dias foram fechados 11 garimpos na região do Cristalino, em Canaã dos Carajás, com inutilização de oito pás carregadeiras.

O dono da área flagrada hoje, um grande empresário pecuarista, não tem permissão de lavra garimpeira, emitida pela Agência Nacional de Mineração. Ele pode responder por usurpação de bens da união e crime ambiental, além da autuação do Ibama.

A linha de transmissão Xingu-rio é a maior do mundo, beneficiando cerca de 20 milhões de pessoas. Leva energia gerada em Belo Monte, desde Anapu, no Pará, até Paracambi, no Rio de Janeiro.

O nome da operação, Saturnus, vem do deus romano protetor da terra, que garante a fertilização. As investigações continuam em andamento.

 

Fonte: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2022/09/policia-federal-desmobiliza-garimpo-que-ameacava-torres-de-energia-eletrica

 

Share.

About Author

Leave A Reply