PF deflagra a 5° e a 6° fase da Operação Rota BR-090

0

Nesta quinta, 15, a Polícia Federal deflagrou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), mais duas fases da operação Rota BR-090, no estado de Minas Gerais. Segundo a PF, “O objetivo é elucidar formas utilizadas para lavagem de recursos auferidos com fraudes supostamente praticadas por um fiscal do DNIT/MG e por um empresário, ambos alvos da 1ª fase da referida Operação”. A 5° e 6° fase receberam os nomes de “Pique-esconde 1” e “Pique Esconde 2” e teriam relação com a execução de contratos de obras de manutenção rodoviária nas regiões de Oliveira/MG e Passos/MG, com um total de quase 130 milhões de reais.
Foram sete mandados de busca e apreensão, além de 29 afastamentos de sigilo fiscal e bancário, todos foram expedidos pela 4º Vara Federal Criminal de Minas Gerais. Participaram da ação de hoje, 29 policiais federais e cinco auditores do CGU, que cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, em Belo Horizonte e três em Oliveira.
Na primeira fase da operação foi verificado a existência de indícios de ocultação de patrimônio e recebimento de vantagens indevidas por meio da utilização de outras pessoas físicas e jurídicas ligadas aos investigados. Nessa fase servidores públicos e responsáveis pelo desvio de recursos públicos do DNIT na região de Oliveira foram investigados.
Após apurações foi identificado a possível participação da supervisora dos contratos no esquema, o que ocasionou a deflagração da 2° fase. Já a 3° fase apurou se duas das empresas investigadas estariam agindo junto a servidores públicos nas regiões de Prata e Teófilo Otoni, cidades mineiras.
A 4° ampliou as investigações sobre as duas empresas, já que elas teriam fraudado contratos na região de Uberlândia, também em Minas Gerais. Havia indícios de que teriam utilizado uma terceira pessoa jurídica para que o grupo continuasse atuando na região do Prata, sem chamar a atenção dos órgãos de controle.
Os investigados poderão responder por lavagem de dinheiro, se condenados, a pena pode chegar até 10 anos de prisão se capitulada pelas condutas criminosas.
Texto baseado em: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/04/pf-apura-ocultacao-de-patrimonio-em-contratos-de-obras-publicas
Imagem: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/04/pf-apura-ocultacao-de-patrimonio-em-contratos-de-obras-publicas

Share.

About Author

Leave A Reply