Polícia Federal combate fraude no comércio de veículos em GO e no DF

0

image 28

Goiânia/GO – A Polícia Federal deflagrou, a Operação Cosplay*, com o objetivo de combater crimes de falsidade ideológica e de lavagem de dinheiro envolvendo a compra e venda de veículos usados no Estado de Goiás e no Distrito Federal.

Cerca de 120 Policiais Federais estão cumprindo 31 mandados de busca e apreensão nas cidades de Águas Lindas de Goiás/GO, Valparaíso/GO, Brasília/DF, Brazlândia/DF, Ceilândia/DF, Guará/DF, Paranoá/DF, Recanto das Emas/DF, Riacho Fundo I/DF, Samambaia/DF, Sobradinho/DF, Taguatinga/DF, Vicente Pires/DF, Taquari/DF e duas medidas cautelares de sequestro de veículos e de bloqueio administrativo junto ao DETRAN, além das quebras dos sigilos bancários e fiscais dos envolvidos.

Durante as investigações, constatou-se a movimentação bancária de empresas fictícias em nome de “laranjas” que cediam seus nomes mediante pagamento para serem utilizados nas atividades empresariais fraudulentas. Também foi constatada a ocultação de patrimônio através de registros de propriedades de veículos automotores em nome de “laranjas” junto ao órgão de trânsito, praticando o crime de lavagem de dinheiro através do comércio de veículos usados.

O principal investigado foi preso em flagrante pela Polícia Federal em outubro de 2017 por receptação de cargas de 72 TVs roubadas e, além disso, foram descobertas fortes evidências de que o mesmo teria envolvimento com a prática de falsidade ideológica, movimentando contas bancárias em nome de terceiros, além de gerir empresas fictícias.

Os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica e de lavagem dinheiro, com penas que podem chegar a 10 anos de reclusão.

*O nome é uma referência ao termo da língua inglesa COSPLAY, que designa a representação de personagem com a utilização do vestuário que lhe caracteriza e deu nome à operação em referência à utilização de “laranjas” para ocultarem as verdadeiras identidades.

Não será realizada coletiva de imprensa.

Setor de Comunicação Social da PF em Goiás
[email protected] | www.pf.gov.br
(62) 3240-9607 (62) 99190-1618

Share.

About Author

Leave A Reply