Operação Resgate liberta pessoas em condições análogas à escravidão

0

A operação Resgate que teve seu início na semana passada, resgatou cerca de 110 pessoas em condições análogas à escravidão. A operação foi deflagrada em 23 unidades da Federação.

Segundo a Polícia Federal, “a Operação Resgate é uma ação conjunta da maior força-tarefa já realizada no país com a finalidade de efetuar o resgate de trabalhadores em condições irregulares, composta pela Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT), Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU)”.

São aproximadamente, 300 policiais federais, 100 auditores fiscais do trabalho, 29 procuradores do trabalho e 78 agentes de segurança institucional participando das ações.

Além do resgate, a operação tem como objetivo a verificação do cumprimento das regras de proteção ao trabalho, a coleta de provas para garantir a responsabilização criminal dos que lucram com a exploração e a reparação dos danos individuais e coletivos causados aos resgatados.

Denúncias de trabalho escravo podem ser feitas de forma remota e sigilosa pelo sistema Sistema Ipê (https://ipe.sit.trabalho.gov.br), sistema lançado em 2020.

Texto baseado em: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/01/operacao-resgate-liberta-mais-de-100-trabalhadores-em-condicoes-analogas-a-escravidao

Imagem: https://unsplash.com/photos/bqGBbLq_yfc

 

Share.

About Author

Leave A Reply