Operação Oruborus

0

A Polícia Federal deflafrou na sexta, 2, a Operação Oruborus com o objetivo de combater “o crime ambiental de tráfico de madeiras extraídas de florestas pertencentes a unidades de conservação federal e terras indígenas, localizadas na região norte do Brasil”.

Foi identificado um grupo criminoso que realizava o transporte e a comercialização de madeira de origem clandestina da região norte para outras regiões do país. Integrantes possuíam olheiros e batedores para obter informações de policiamento nas estradas, para fugir de fiscalizações e desviar percursos.

Segundo a PF “em caso de abordagens fiscalizatórias, os integrantes do grupo apresentavam Documentos de Origem Florestal – DOFs e Guias de Transporte Florestal – GTFs falsificados, no afã de dar aparência de legalidade à madeira extraída (angelim-vermelho, angelim-pedra, angico, ipê entre outras espécies)”.

Cerca de 60 policias cumpriram 13 mandados de busca e apreensão, em Goiás e Pará, 1 em Aparecida de Goiânia/GO, 11 em Anápolis/GO e 1 em Marabá/PA.

Os investigados poderão responder por associação criminosa e tráfico de madeira, com penas somadas, alcançam mais de 12 anos de prisão, Um dos investigados é ex-Superintendente do Ibama em Goiás.

 

 

Texto baseado em: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2020/10-noticias-de-outubro-de-2020/pf-combate-trafico-de-madeiras-em-terras-indigenas

Imagem: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2020/10-noticias-de-outubro-de-2020/pf-combate-trafico-de-madeiras-em-terras-indigenas

 

Share.

About Author

Leave A Reply