Operação Mundurukânia 2

0

Em Santarém, nesta quarta 16, a Polícia Federal deflagrou a Operação Mundurukânia 2, em ação conjunta com a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e a Força Aérea Brasileira (FBA).

A operação tem como objetivo instruir os inquéritos policiais instaurados para apurar manifestações violentas e ataques contra agentes de segurança pública que participaram da ação Mundurukânia, e segundo a PF bem como dos incêndios provocados nas residências das lideranças indígenas Munduruku.

“Os atos hostis ocorreram entre 25 a 27 de maio, logo após a deflagração da fase anterior da Operação”.

“A Operação Mundurukânia 1 teve como escopo combater a prática clandestina de garimpos nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza, no município de Jacareacanga/PA. Essa prática, além de provocar graves danos ao meio ambiente, devido ao uso de produtos químicos altamente nocivos, causando a poluição de rios e lençóis freáticos, também gera uma série de outros problemas sociais na região, como conflitos entre garimpeiros e indígenas”.

Participaram da ação 45 policiais federais, 30 integrantes da FNSP, além de militares da FAB. São cinco mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal de Itaituba/PA.

“Os crimes investigados são de associação criminosa (art. 288 do CP), incêndio (art. 250 do CP), atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo (art. 261 do CP) e coação no curso do processo (art. 344 do CP), além outros crimes que venham a ser descobertos ao longo da investigação”.

Texto baseado em: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/06/policia-federal-deflagra-operacao-mundurukania-2-para-aprofundar-investigacoes-sobre-ataques-a-agentes-de-seguranca-publica-e-liderancas-indigenas

Imagem: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/06/policia-federal-deflagra-operacao-mundurukania-2-para-aprofundar-investigacoes-sobre-ataques-a-agentes-de-seguranca-publica-e-liderancas-indigenas

 

Share.

About Author

Leave A Reply