Operação Esquema Novo

0

Nesta segunda, 15, a Polícia Federal deflagrou a operação Esquema Novo, que visa o combate de desvio de recursos públicos praticados em detrimento da Prefeitura Municipal de Rio Branco/MT.

Os policiais cumprem mandados judiciais na prefeitura, em endereços de pessoas físicas e jurídicas, servidores públicos e particulares.

A investigação contou com o Ministério Público Estadual e aponta indícios de autoria e materialidade de crimes de responsabilidade do prefeito, segundo a PF no artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei 201/67, de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal e de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal.

Como apurou o inquérito mais da metade dos valores inicialmente contratados com a Prefeitura para execução de obras municipais eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais. O esquema também contava com aditamentos contratuais com o objetivo de aumentar o valor final da obra.

Para a PF a ação de hoje tem por objetivo angariar provas dos crimes, além de apreender bens e valores obtidos no esquema e ressarcir o erário.

Texto baseado em: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/03/policia-federal-deflagra-operacao-esquema-novo-para-combater-desvios-de-recursos-publicos-da-prefeitura-municipal-de-rio-branco-mt

Imagem: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/03/policia-federal-deflagra-operacao-esquema-novo-para-combater-desvios-de-recursos-publicos-da-prefeitura-municipal-de-rio-branco-mt

Share.

About Author

Leave A Reply