Operação da PF em Foz do Iguaçu busca suspeitos de crimes ambientais

0

1695
Os delitos investigados são de corrupção ativa, poluição ambiental, contrabando e associação criminosa. Investigados chegaram a tentar subornar servidores para que omitissem as práticas ilegais na fronteira.
Crimes contra o meio ambiente na região de Foz do Iguaçu (PR) são alvo de uma operação da Polícia Federal, nesta manhã de quarta-feira (21/9). Intitulada “Lixo Tóxico”, a ação cumpre 20 mandados de busca e apreensão, 4 de condução coercitiva, além de mandados de intimação para prestar esclarecimentos, todos expedidos pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu. Os delitos investigados são de corrupção ativa, poluição ambiental, contrabando e associação criminosa.
De acordo com a Polícia Federal, empresas atuantes no ramo de comércio da baterias automotivas importavam, do Paraguai, produtos usados. A prática é proibida por lei, por conta da toxidade das substâncias que compõem interna e externamente as carcaças deste material. A PF também apurou que várias dessas empresas armazenavam as sucatas de forma incorreta e em lugar impróprio.
Uma perícia constatou que, em alguns casos, vazamentos de ácido-sulfúrico e de chumbo, substâncias cancerígenas, penetrassem o solo. O risco é de contaminação do lençol freático e de rios cuja água é consumida pela população que reside nas vizinhanças.
A Operação ainda relata que, insatisfeitos com a forte fiscalização na fronteira, alguns empresários tentaram subornar os servidores municipais, oferecendo dinheiro em troca da omissão no serviço. As penas máximas previstas variam de 3 a 12 anos de prisão para cada um dos crimes citados.

Fonte: Correio Braziliense

Share.

About Author

Leave A Reply