O que é Outubro Rosa?

0

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente, o objetivo é alertar a sociedade sobre o diagnóstico do câncer de mama.

São divulgados dados de prevenção e alerta a atenção para a saúde, uma das propostas é incentivar o autoexame das mamas a fim de diagnosticar o câncer em sua fase inicial, com maior potencial de cura.

Esse movimento de conscientização se iniciou em 1990 em Nova Iorque na chamada “Corrida pela Cura”. O objetivo era arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento no início não contava com apoio de instituições públicas ou privadas, mas outubro passou tempos depois a ser o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos e depois se espalhou para o mundo.

No Brasil a primeira ação ocorreu no Parque Ibirapuera, em são Paulo no ano de 2002. Houve a iluminação do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, com a cor rosa.

A partir de 2008 a iluminação rosa de prédios públicos e de entidades relacionadas ao câncer passou a ser comum em outubro.

 

Background: https://www.shoppinguniao.com.br/blog/2019/10/outubro-rosa-como-surgiu/

Imagem autoexame: https://coracaoevida.com.br/como-fazer-o-autoexame-da-mama-2/

Share.

About Author

Leave A Reply