Exame de cera de ouvido pode ajudar em diagnósticos de saúde mental

0

A novidade é que os níveis do hormônio cortisol, hormônio do estresse, poderão ser medidos sem a necessidade de exame de sangue, mas pelas secreções oleosas no canal auditivo, é isso que um estudo com 37 pessoas vem buscando.

Segundo o G1 Isso pode abrir uma janela para melhores maneiras de diagnosticar condições psiquiátricas, incluindo depressão, de acordo com o autor principal do estudo, Andres Herane-Vives.

O cortisol envia sinais de alarme para o cérebro em uma situação de estresse, o que poderá influenciar quase todos os sistemas do corpo, como o sistema imunológico por exemplo.

O estudo quer entender o que os níveis baixos ou altos de cortisol podem indicar, além de tentar criar uma “medida biológica objetiva” para condições psiquiátricas.

A ideia seria para se ter uma maior precisão, hoje os níveis de cortisol são medidos por meio de exame de sangue, que podem dar falsos negativos por serem estressantes.

 

 

Texto baseado em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/11/04/exame-de-cera-de-ouvido-pode-revelar-niveis-de-estresse.ghtml

Imagem: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/11/04/exame-de-cera-de-ouvido-pode-revelar-niveis-de-estresse.ghtml

Share.

About Author

Leave A Reply