Conselhos de poliglotas para quem quer aprender novas línguas

0

Alex Rawlings poliglota de família parcialmente grega dá algumas dicas para quem quer aprender um novo idioma nesta pandemia. Ele afirma que aprendeu 15 idiomas e que utiliza de 6 a 8 regularmente.

A primeira dica é não desanime antes de começar, há estudos que comprovam que perdemos a capacidade de entender a gramática de forma completa de uma língua aos 17 anos, mas isso não quer dizer que não consigamos entender o vocabulário, a conversação, ao invés de se preocupar com diversas regras que muitas vezes não são compreendidas em sua própria língua.

Aprender um idioma não é uma habilidade que certas pessoas têm, é uma questão de esforço segundo ele, uma prova disso seriam as pessoas que vivem em Johannesburgo na África do Sul, que precisam de aproximadamente cinco línguas para se comunicar diariamente.

Um passo inicial seria aprender algumas saudações, algumas palavras no novo idioma, com o uso de mapas mentais com o vocabulário, também é interessante ter um livro sobre o idioma pretendido ou até mesmo fazer um cursinho.

Um exercício que pode ser feito seria pensar em frases para o supermercado, por exemplo, com o que você falaria, perguntaria, anotando em um papel e depois procurando como falar aquilo na língua pretendida.

Richard Simcott, que fala 25 idiomas, dá a dica de conviver com o idioma, fazer atividades diárias, brincadeiras ajudam a se adaptar. Também podem ser utilizados aplicativos de línguas, “para mim, a melhor maneira de aprender um idioma é quando você não sente que está aprendendo”.

Filmes e séries podem ajudar por apresentar a fala como as pessoas utilizam no dia a dia, com o uso de imagens que ajudam a compreender os acontecimentos. O bom é praticar pouco de forma constante, uma hora de prática por dia é interessante.

Estudos demonstram que pessoas bilíngues possuem mais facilidade para aprender novos idiomas. Vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que falam mais de um idioma teriam mais chances de recuperar suas funções cognitivas do que aquelas que falam apenas uma.

Texto baseado em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2021/02/4905860-seis-conselhos-para-aprender-um-novo-idioma-dados-por-poliglota-que-fala-15-linguas.html

Imagem: https://unsplash.com/photos/5Z8mR4vqJD4

 

Share.

About Author

Leave A Reply