Câncer de mama pode se agravar em caso de obesidade afirma estudo

0

Segundo estudo de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pessoas com obesidade podem agravar o câncer de mama. Isso ocorreria devido a quantidade de células de gordura que, “ao circularem na corrente sanguínia podem levar a um processo inflamatório mais exarcebado ou agravamento do câncer de mama”, se a pessoa tiver câncer.

O estudo foi publicado na revista internacional Endocrine-Related Cancer. Os pesquisadores são associados ao Programa de Oncobiologia, que conta com o financiamento da Fundação do Câncer.

Serão necessários novos estudos para confirmar se pessoas obesas têm mais propensão a desenvolver células mais agressivas e invasivas de câncer, segundo afirmou Alfredcaff, epidemiologista e consultor médico da Fundação do Câncer. “Há muita coisa ainda a ser pesquisada para a gente chegar a conclusões mais significativas sobre esse estudo”.

O grupo, liderado pela professora Christina Barja-Fidalgo identificou que as Vesículas Extracelulares (EVs), que são liberadas por células do tecido adiposo das pessoas obesas, possuem grande potencial inflamatório. “A obesidade é descrita como um fator de agravamento para um número grande de doenças, principalmente as cronicodegenerativas”, afirma o epidemiologista.

Ainda são necessários estudos que evidenciem que caso a pessoa emagreça ou, se descoberto, utilize um medicamento que bloqueie as Vesículas Extracelulares na corrente sanguínea, o câncer pode ser menos grave ou menos agressivo.

Texto baseado em:  https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/11/22/obesidade-pode-agravar-cancer-de-mama-diz-estudo.htm

Imagem: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/11/22/obesidade-pode-agravar-cancer-de-mama-diz-estudo.htm

Share.

About Author

Leave A Reply