Alimentação aliada da saúde do sono

0

O controle da fome e as buscas por alimentos mais calóricos estão ligados à má higiene do sono, o que permite o acúmulo de gordura e dificulta sua perda.

Uma noite bem dormida facilita a restauração de tecidos musculares de órgãos vitais como coração, fígado e intestino. Na fase mais profunda do sono há a maior produção dos hormônios reparadores, melatonina, testosterona e IGF-1. O sono bom inlfuencia na modulação do sistema imunológico e na eliminação das toxinas.

Há um aumento do hormônio cortisol, responsável por nossa capacidade de raciocínio e estado de alerta. Este hormônio deveria diminuir a partir das 18h, mas com o uso constante de telas, celular e claridade o reparo cerebral fica prejudicado, a produção de melatonina é dificultada.

O uso constante de cafeína pode dificultar o trabalho dos reparadores, com o aumento do cortisol, a alimentação pode ser aliada da desinflamação do intestino, permitindo que os hormônios do sono sejam produzidos.

Novos hábitos de vida se inseridos aos poucos podem ajudar a saúde do sono, práticas como meditação, espiritualidade e leitura.

Imagem: https://unsplash.com/photos/rUc9hVE-L-E

Texto baseado em: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/victor-machado/2021/01/18/melhorando-o-sono-com-a-alimentacao.htm?

Share.

About Author

Leave A Reply